terça-feira, 15 de junho de 2010

Mudanças Climáticas


O termo mudança climática faz referência à varição do clima no mundo todo ou em determinadas regiões da terra. As variações que dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas, podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar sua classificação didática.
A causa de tais mudanças pode estar no estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. A muda;nça climática pode ser causada por processos naturais da própria Terra ou por forças externas, incluindo variações na intensidade da luz solar, ou ainda, mais recentemente, pela ação do homem.
Causas: embora as mudanças climáticas globais possam ter origem em causas naturais são observadas na atualidade mudanças que podem ter outras causas, essas supostas causas vem sendo explicadas de formas diversas e a partir de diferentes perspectivas. Não há, no entanto, uma teoria comprovada capaz de concluir o que realmente está provocando o aquecimento global que é, sem dúvida, um fato. O fenômeno da mudança do clima é um evento que pode acontecer de forma natural. Assim, esse fenômeno pode ter causas com origem externa, de fora do planeta, bem como origem terrestre. Entre influências externas, temo: ciclo solar, variação orbital e impactos de meteoritos. Entre as influências internas temos: deriva dos continentes, El Niño e La Niña, esfriamento global e glaciações e Vulcanismos. Tem também as causas antropogênicas, como a emissão de gases do efeito estufa. A maioria dos cientistas atribui aos gases do efeito estufa como o gás carbônico, que em excesso, aumentaria a temperatura, retendo mais calor. Entretanto, podemos notar que noutros lugares, o que retém calor é o vapor de água. Outros dizem o contrário sobre o gás carbônico, que o seu aumento na atmosfera reduziria a incidência solar e, consequentemente, abaixaria a temperatura. Alguns fatores antropogênicos que adicionam a um aumento no dióxido de carbono incluem o desmatamento, a queimada dos combustíveis fósseis e o cultivo do gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário